Ilustração: Lui Duarte.

Se John Lennon, Raul Seixas ou Paulo Coelho conheciam a Auroville eu não sei, mas eles poderiam, muito bem, ter se inspirado nela para compor dois grandes sucessos musicais: Imagine e Sociedade Alternativa.

E você? “Já imaginou todas as pessoas vivendo a vida em paz?”

A Auroville é uma cidade autossustentável do Sul da Índia, que desde sua fundação, em 1968, recebe pessoas do mundo todo. São aproximadamente 50 nacionalidades, incluindo a brasileira, numa comunidade internacional, reconhecida pela UNESCO, de mais de 2 mil habitantes.

Seu fundamento é de uma francesa e de um indiano que, já em 1930, acreditavam na realização da unidade humana pela diversidade, o que fez com que a Auroville fosse criada com o propósito de ser uma cidade universal, onde todos pudessem viver em harmonia.

A cidade possui, numa arquitetura ambientalmente responsável, campos cultiváveis, fábricas, restaurantes, padarias, hospitais, escolas, cinemas e um jornal. Tudo é alimentado por energia solar e não há escassez de profissionais. Arquitetos, cientistas, médicos e artistas recebem salário mensal num valor suficiente para gastos médios e ainda sobra para qualquer emergência.

Não existem carros em Auroville. Também não há religião oficial: todos são livres para exercer seus rituais e acreditar no que quiser, desde que não incomodem ou tentem pregar suas crenças.

E o mais legal é que a política depende da comunidade: não existem prefeitos, governadores ou secretários e sempre que surge um problema, uma assembleia é convocada para se eleger um conselho responsável por remediá-lo.

Quer se candidatar a morador permanente da Auroville? Faz o que tu queres pois é tudo da lei.

Urbi et orbi e faça parte da ALDEIA GLOCAL em aldeiaglocal.com.br, afinal, quanto mais global, mais local.

A coluna “Aldeia Glocal” é publicada no Tribuna do Ceará, às quartas-feiras, e vai ao ar na Rádio Tribuna BandNews (FM 101.7), às 9h10 e 18:10h.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *