Se continuarmos com o estilo de vida que optamos, precisaremos de quase três planetas como a Terra para tentar nos manter vivos. É o que diz o Banco Mundial, alertando para a voracidade que utilizamos os recursos naturais. Traduzindo para números: É impossível imaginar um “Feliz 2050” com a projeção atual de 9,6 bilhões de pessoas num único planeta.

 

Esperando que esse cenário nos motive a realização de tarefas urgentes, destaco uma ação que cada um de nós pode e deve se apropriar para o alcance dos objetivos do desenvolvimento que queremos, ou seja, socialmente justo, economicamente viável e ambientalmente equilibrado.

 

Considerando que comércios e residências compõem um setor que só não consome mais energia do que o de transportes, que as medidas para poupar podem começar dentro de casa e que as Nações Unidas estimam que se toda a população mundial começar a usar lâmpadas de baixo consumo, é possível economizar US$ 120 bilhões anualmente, convido a todos a trocar as lâmpadas de alto consumo.

 

Segundo o Inmetro, as lâmpadas fluorescentes duram de 8 a 10 vezes mais que as incandescentes e consomem 4 vezes menos energia. E as lâmpadas LED têm duração de 25 mil horas ou mais. Checa no site aldeiaglocal.com.br quanto você pode economizar seguindo essa dica.

 

Trocar lâmpadas é mais fácil do que arranjar outros planetas. Tenha essa atitude por você, para a cidade e por um mundo possível.

 

Urbi et orbi e faça parte da ALDEIA GLOCAL em aldeiaglocal.com.br, afinal, quanto mais global, mais local.

 

A coluna “Aldeia Glocal” é publicada no Tribuna do Ceará, às quartas-feiras, e vai ao ar na Rádio Tribuna BandNews (FM 101.7), às 9h10.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *