As férias estão acabando, mas nos despedimos com uma boa notícia.

 

Percebi, durante este mês de julho, um movimento de uso e ocupação democráticos de espaços públicos da cidade, através da difusão cultural, do fomento ao esporte e da sensibilização sobre questões ambientais.

 

Se você fez trilha ou passeio de barco educativos e ecológicos, curtiu um pique-nique com a família, adotou um animal abandonado, andou, correu ou praticou qualquer esporte na pracinha ou assistiu aquele show incrível no parque, é sobre você mesmo que estou falando.

 

Você está participando da construção e manutenção de laços sociais, requisito para formação de capital social e para a compreensão das diferentes relações que constituem uma sociedade.

 

Isto porque o encontrar o outro e o vivenciar a cidade, fortalecem as relações sociais. Fortalecem, também, a presença de confiança e de cooperação, como fontes de benefícios mútuos.

 

Esses elos recíprocos, guarnecidos por laços sociais, fazem com que as normas, os direitos, as obrigações e a identificação social, cresçam nas redes sociais.

 

E porque confiar é preciso, fica o convite para uso e ocupação contínuos dos espaços públicos que a cidade oferece.

 

As férias estão chegando ao fim, mas as praças, parques e áreas verdes de Fortaleza estão esperando você e sua família para um encontro com velhos e novos amigos. Para um encontro com você.

 

Urbi et orbi e faça parte da ALDEIA GLOCAL em aldeiaglocal.com.br, afinal, quanto mais global, mais local.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *