Ilustração: Thiago Mello

Hoje é o Dia Mundial dos Oceanos. Qual o nosso presente para quem pinta o planeta de azul?

Os oceanos ajudam a regular o clima, a processar nutrientes através de ciclos naturais e a fornecer uma ampla gama de serviços, incluindo bens naturais, alimentos e empregos que beneficiam milhões de pessoas. No entanto, apesar da amplitude dos oceanos, sua capacidade de superar os danos causados pelas atividades humanas é limitada, comprometendo sua habilidade de cooperar para o desenvolvimento sustentável. É o que ilustra , por exemplo, o Boletim Semanal de Classificação da SEMACE.

Ele diz que, em Fortaleza, até o próximo dia 15, das 11 praias ao leste (como Praia do Futuro e Mucuripe), 6 estão impróprias para banho. Nas centrais (Beira Mar e Praia de Iracema), a situação é pior. Apenas 3, das 10, estão com boa balneabilidade. A parte oeste da cidade  (Barra do Ceará) é a campeã em irresponsabilidade socioambiental: todas as 10 praias estão contra-indicadas para banho.

E você? O que faz com a sua praia? Segundo a ONU, duas de cada 5 pessoas vivem perto do mar e 3 entre cada 7 dependem de recursos marinhos ou costeiros para sobreviver. Em Fortaleza, a poluição do oceano está, especialmente, em função da presença de entradas de esgoto sanitário sem tratamento, bem como de resíduos sólidos e animais em seu entorno. Vamos cuidar do esgotamento sanitário, dos nossos resíduos e dos animais?

Urbi et orbi e faça parte da ALDEIA GLOCAL em aldeiaglocal.com.br, afinal, quanto mais global, mais local.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *