Foto: Germana Câmara

Desde a Conferência de Estocolmo, de 1972, que a ONU chama a atenção de todos os governos mundiais sobre a necessidade de implantar medidas emergenciais para prevenir a degradação do meio ambiente. Isto inspirou o Brasil, a instituir o Decreto nº 86.028, de 27 de maio de 1981.

Ele cria a Semana Nacional do Meio Ambiente em todo o território nacional. É uma iniciativa, que visa incluir a sociedade na discussão de pautas que tratem da preservação do patrimônio natural do Brasil. E começa hoje, dia 1°, e vai até 5 de junho, quando celebramos o Dia Mundial do Meio Ambiente.

Nesse contexto, que não pode ser apenas de comemoração, selecionei algumas atividades para você realizar em atenção à Semana Nacional do Meio Ambiente: pintar, ou deixar que pintem, um mural, para sensibilizar sobre questões ambientais; ajudar a limpar uma praia; plantar uma árvore ou um mini jardim em casa; (re)utilizar materiais reciclados; começar (ou continuar) a separar o lixo seco do molhado; e ajudar a limpar um parque público.

Escolhe uma, duas, todas dessa lista, inventa outra, registra e envia para flaviacastelo@aldeiaglocal.com.br uma foto e/ou um texto sobre como foram as ações, que a gente troca figurinhas sobre como deixar Fortaleza um lugar melhor de se viver. Ah, e fica de olho na programação desta semana proposta pelas secretarias municipal e estadual de meio ambiente, enfim, participa da programação da cidade.

Urbi et orbi e faça parte da ALDEIA GLOCAL em aldeiaglocal.com.br, afinal, quanto mais global, mais local.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *